segunda-feira, 30 de setembro de 2013



EDITAL DE INSCRIÇÃO AO CURSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL
ALUNOS NOVATOS PARA 2014

O Diretor do Conservatório Estadual de Música “Maestro Marciliano Braga” de Varginha, no uso de suas atribuições torna público e comunica aos interessados que estarão abertas as inscrições para o ingresso de alunos novatos referente ao preenchimento de vagas para o ano letivo de 2014, no período de 01 a 18 de Outubro de 2013, segundo o disposto neste edital:

  1. Das Vagas:
              Serão abertas vagas para os Cursos de Educação Musical nos Ciclos Inicial, Intermediário e        Complementar distribuídas nas disciplinas Percepção Musical, Canto Coral e Instrumento.

  1. Da Inscrição:
A inscrição poderá ser realizada pelo candidato ou por outra pessoa diretamente na secretaria do CEMVA, desde que se cumpram todos os requisitos exigidos neste edital.
Data de Inscrição: de 01 a 18 de Outubro de 2013
Horário: de 07h30 às 12h00, de 13:00 às 17:00, de 18:00 às 21:00

  1. Dos pré-requisitos para a Inscrição:
Poderão inscrever-se candidatos, observando a idade mínima de 06 (seis) anos completos até 30 de Junho de 2014 (Resolução 20817 de Junho de 2013), que estão regularmente matriculados na escola regular e ou egressos das escolas públicas de Educação Básica. A classificação dos aprovados e a matrícula dos mesmos obedecerão rigorosamente os critérios, normas e prioridades estabelecidas neste edital.

  1. Do Curso:
O Curso de Educação Musical tem por objetivo promover a formação musical de crianças, adolescentes e jovens e será desenvolvido sobre a forma de ciclos de aprendizagem:

*Ciclo Inicial: Destina -se a alunos com idade mínima de seis anos (completos até 30/06/2014), sete e oito anos. Nesta etapa serão desenvolvidas atividades que favoreçam a aquisição de habilidades e competências fundamentais no processo musical, além de ser um período de sondagem de aptidões. O candidato classificado e matriculado deverá cumprir obrigatoriamente as atividades de Musicalização,

 Iniciação em Instrumento Musical e Canto Coral. O candidato de idade de 06 anos não tem opção de instrumento musical, sendo obrigatória sua iniciação na Flauta Doce.

 *Ciclo Intermediário de Educação Musical (4º 5º e 6º ano): Destina-se a alunos fora da faixa etária, ou seja, igual ou superior a 12 anos. Nesta etapa serão desenvolvidas atividades que favoreçam a aquisição de habilidades e competências fundamentais no processo musical. O candidato classificado e matriculado deverá cumprir obrigatoriamente as atividades de Percepção Musical, Iniciação em Instrumento Musical e Canto Coral. Aos candidatos classificados e matriculados será oferecida em caráter opcional, além dos conteúdos obrigatórios, Atividades Artísticas Complementares: Artes Plásticas e Artes Cênicas (Teatro). A atividade de Prática de Conjunto será de caráter obrigatório a partir do 6º ano.

  1. Da Seleção:
 As vagas disponíveis nos Conservatórios Estaduais de Música serão destinadas, na sua maioria, aos alunos regularmente matriculados ou egressos das Escolas  Públicas de Educação Básica.
5.1  – As vagas previstas para o Curso de Educação Musical, de acordo com a Resolução nº 718 de novembro de 2005 da Secretaria de Educação de Minas Gerais destinam-se prioritariamente aos candidatos da faixa etária de 06 a 16 anos matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino.
5.2  – Os responsáveis pelos alunos com Necessidades Educacionais Especiais deverão fazer a inscrição normalmente, preenchendo a ficha de dados e posteriormente passarão por uma entrevista com os especialistas responsáveis pelas áreas em questão, nas datas e horários agendados, devendo a mesma ( ficha de inscrição) ser apresentada na entrevista, bem como os laudos médicos.

  1. Da Divulgação do Resultado:
As listas de classificação serão afixadas no dia 25/11/2013 na Sede do Conservatório Estadual de Música “Maestro Marciliano Braga” situado à Praça João Pessoa, 137 – Centro. As listas dos candidatos até o limite de vagas serão divulgadas como as disposições especificadas, de acordo com a Resolução nº 718 de 2005 da SEE/ MG.
O Conservatório, caso haja vagas, fará mais duas chamadas que seguem o seguinte cronograma:
2ª CHAMADA: 17 de Fevereiro de 2014 e 3ª CHAMADA: 17 de Março de 2014.
 
  1. Observações:
*Em nenhuma hipótese será autorizada a aplicação de provas em horários diferentes daqueles constantes neste Edital;
*Não serão fornecidas por telefone informações a respeito de datas e horários de provas;
*O prazo de tolerância para o início das provas será de 15 (quinze) minutos. O candidato que chegar após o horário determinado estará impedido de fazer as provas.
*Os alunos matriculados no Curso de Educação Musical estarão sujeitos aos horários disponibilizados pelo CEMVA.

  1. Documentos necessários para Matrícula:
·         Requerimento de matrícula (modelo da instituição);
·         Documento de Identidade, Certidão de nascimento ou casamento; (cópia);
·         Declaração de Escolaridade, Histórico, Diploma (cópia);
·         01 foto 3x4 (recente);
·         CPF e Título de Eleitor; (cópia);
·         Comprovante de Residência. (cópia).


Um comentário:

Amanda disse...

tenho 19 anos e sempre estudei em escola publica, posso fazer o curso?